sexta-feira, 8 de março de 2013

1990 Holanda (Home e Away)

A Seleção Holandesa chegou para a Copa de 1990 (após 12 anos de ausência) como a atual campeã européia, e tinha muita responsabilidade em mostrar um bom futebol graças ao trio milanista e da equipe em si.
Jogou o Grupo F junto com Inglaterra, Irlanda e Egito.
No último jogo do Grupo, Irlanda e Holanda fizeram um papelão. Acomodadas com o empate em 1 a 1, ficaram tocando a bola em seus campos de defesa, sem partir para o jogo, pois o resultado classificaria ambas as seleções, ficando rigorosamente empatadas em todos os critérios. Na metade do segundo tempo, o árbitro francês Michel Vautrot parou o jogo, chamou os capitães e pediu para que as equipes buscassem o gol. Esse apelo não foi atendido. Acabou sobrando para a Holanda, que, com o resultado, pegou a Alemanha Ocidental nas oitavas e foi eliminada.
Nessa partida das Oitavas, além da reedição da final da Euro de 1988, aconteceu também um mini derby de Milão. A começar pelo local do jogo, o estádio San Siro, em Milão. Em seguida, três jogadores das duas equipes jogavam nos dois principais clubes da cidade: Os alemães Andreas Brehme, Jürgen Klinsmann e Lothar Matthäus atuavam pela Internazionale e os holandeses Frank Rijkaard, Marco Van Basten e Ruud Gullit jogavam pelo Milan.
Os kits nem de longe lembram o histórica camisa laranja de 88, e as duas combinações foram utilizadas na Copa, além de uma fonte exclusiva da Adidas para a Holanda.

Nenhum comentário: