quarta-feira, 17 de setembro de 2008

2003-2004 Cruzeiro (Home e Away)

O Campeonato Brasileiro de 2003 foi a 33ª edição do Campeonato Brasileiro e pela primeira vez foi disputado no sistema de pontos corridos, ou seja, todos os times enfrentariam-se entre si, em turno e returno, e a equipe que fizesse mais pontos seria consagrada como campeão brasileiro, sem a existência de partidas finais eliminatórias.
Este era um sistema inovador para as equipes brasileiras, mais acostumadas a torneios de mata-mata. Por isso, a primeira impressão deixada pelo torneio não foi das melhores. O fato de o campeão ter sido decidido com quatro rodadas de antecedência contribuiu ainda mais para isso.
Com uma excelente campanha, o Cruzeiro foi notavelmente superior às demais equipes participantes do torneio, sagrando-se pela primeira vez campeão do torneio. A equipe mineira treinada por Vanderlei Luxemburgo e comandada em campo por Alex terminou a competição com 100 pontos (13 a mais que o segundo colocado) e marcando 102 gols. Em aproveitamento, é a melhor campanha de um clube desde a mudança do formato de disputa para o modelo de pontos corridos (o Cruzeiro obteve 72,5% de aproveitamento). Também foi a única vez que um clube conquistou a chamada "Tríplice Coroa", isto é, venceu, no mesmo ano, o Campeonato Brasileiro, o campeonato estadual (no caso, o Campeonato Mineiro) e a Copa do Brasil.
HOME
AWAY

Dimba, do Goiás foi o artilheiro com 31 gols e Alex do Cruzeiro foi o Bola de Ouro.

Nenhum comentário: