terça-feira, 16 de setembro de 2008

2002 Santos (Home e Away)

O Campeonato Brasileiro de 2002 foi o último disputado antes da adoção do sistema de pontos corridos, ou seja, o último com final. O campeão foi o Santos, que nos anos 1960 havia vencido 5 vezes a Taça Brasil e 1 vez o Robertão, mas nunca o Campeonato Brasileiro.
O time de jovens jogadores do Santos classificou-se em 8º lugar na primeira fase (bastava uma vitória do Coritiba contra o já rebaixado Gama, na última rodada, para que o Santos ficasse de fora, mas o clube do Distrito Federal surpreendeu, vencendo por 4 x 0) e acabou como campeão, após grandes vitórias contra o São Paulo, o melhor da 1ª fase, o Grêmio e o Corinthians.
Um dos jogadores santistas de destaque foi o atacante Robinho, autor da jogada apelidada de "pedalada" (conduziu a bola passando os pés sobre a mesma alternadamente, antes de sofrer o pênalti que abriu o placar, convertido pelo mesmo), realizada no segundo jogo da final sobre o zagueiro Rogério, do Corinthians, e que marcou para sempre aquela partida.
Dois dos maiores clubes do futebol brasileiro fizeram péssima campanha e foram rebaixados para a Segunda Divisão: Palmeiras (24º) e Botafogo (26º). Dessa vez não houve virada de mesa e os dois realmente disputaram a Série B no ano seguinte. Além desses, Internacional (21º) e Flamengo (18º) também decepcionaram as suas torcidas mas conseguiram se salvar nas últimas rodadas.
Dessa vez a artilharia foi divida entre Luis Fabiano e Rodrigo Fabri, com 19 gols e a bola de ouro foi para Kaká.

Um comentário:

Ezequiel disse...

Pow cara n tem a camisa mais recente do santos? Se tiver posta aew pf.