segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Campeonato Brasileiro 1990 - Internacional de Limeira

Começo a postar hoje um especial que fiz em 2018 pra um cliente sobre o Brasileirão de 1990, e nos próximos dias publicarei todos os kits usados em 1990.

Farei isso na ordem dos últimos para os primeiros colocados.

Mas antes algumas informações interessantes sobre essa edição:

Dos 20 clubes, 16 eram patrocinados pela Coca Cola.

8 marcas vestiram os clubes, sendo:

5 Penalty, 5 Finta, 4 Adidas, 2 Derllerba, 1 Replay, Umbro e Hagas

Todos os times tinham uma camisa branca, sendo 3 (os Paulistas, Corinthians, Santos e São Paulo) como home kit, e os 17 restante como camisa reserva.

Fórmula de disputa

Primeira fase: 20 clubes jogando todos contra todos em turno único, mas divididos em duas chaves de 10 clubes cada para efeito de classificação. Na primeira etapa (10 rodadas), os clubes da chave A enfrentam os da chave B. Na segunda etapa (9 rodadas), os jogos são apenas entre clubes da mesma chave. Classificam-se para a fase final os vencedores de cada chave em cada etapa, mais os outros quatro melhores classificados na soma dos pontos nas duas etapas.

Fase final (com quartas de final, semifinais e final): Sistema eliminatório, com jogos em ida e volta, sendo a vantagem do duplo empate concedida para a equipe com a melhor campanha em todo o campeonato. Exceção: nas finais, o duplo empate levaria a prorrogação e decisão por pênaltis.

Desceram dois (São José-SP e Internacional-SP) e subiram dois (Sport e Atlético-PR, respectivamente campeão e vice da Série B).

O artilheiro final foi o atacante Charles do Bahia com 11 gols.

Sendo assim, começo com o último colocado, Inter de Limeira, que vestiu camisa da Hagas, e com apenas 4 vitórias e 2 empates, foi rebaixado para a Série B de 1991.

Camisa da Inter de Limeira


2 comentários:

Luis Ventura disse...

Olá,

Gostaria de fazer uma correção. No Brasileiro de 1990, a Inter de Limeira já utilizava o uniforme produzido pela Proonze. É possível observar em vídeos no youtube. A camisa branca tem um detalhe preto nas mangas e a listrada tem os escudo com cores invertidas, como é possível ver no álbum de figurinhas da competição.

Unknown disse...

Uau, que demais! To ancioso pra ver como se vestiam naquela epoca, acho que era melhor, pois nao havia o exagero de propaganda que se tem hoje!