segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

1954 Escócia

A Copa de 1954 foi disputada na Suíça e foi a primeira em solo europeu depois da Segunda Guerra Mundial. A escolha da sede levou em conta justamente a neutralidade da Suíça durante o conflito. Apesar do sucesso do certame cabe uma crítica à fórmula da copa, bastante confusa. Cada grupo tinha dois cabeças de chave que não se enfrentavam, assim como as duas equipes restantes que não se enfrentavam. Assim ao invés de 3 jogos cada, no sistema todos contra todos, realizaram-se apenas 2 jogos por equipe. E a Seleção Escocesa perderia suas duas partidas para Áustria e Uruguai, terminando na penúltima colocação geral em sua primeira Copa do Mundo.
Essas Copas mais antigas são bastante difíceis de conseguir referencias para reproduzir as camisas, mas no caso da Escócia consegui fotos de camisas usadas em jogos dessa época, e por isso deu pra reproduzir melhor os detalhes, como a gola e etiqueta da camisa feita pela Umbro, além de um detalhe bem interessante no escudo, que contava com as iniciais das duas seleções e o ano, de cada partida da Copa.
Outra curiosidade é que, insatisfeito com as intromissões da comissão técnica no seu trabalho, o técnico da Escócia Andy Beattie pediu demissão logo após a derrota para a Áustria, sendo o único técnico a pedir demissão durante uma copa até hoje.

Camisa da Escócia

Nenhum comentário: