quarta-feira, 24 de outubro de 2012

2012 Reino Unido (Home e Away)

A Seleção Britânica de Futebol representa nas Olimpíadas o Reino Unido, enquanto que em competições da FIFA (como a Copa do Mundo e a Eurocopa) cada nação constituinte (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda) sempre teve sua própria seleção.
A Grã-Bretanha conquistou três medalhas de ouro nas Olimpíadas, nas edições de 1900, 1908 e 1912. Nas duas últimas, foi basicamente formada pela seleção amadora da Inglaterra; na primeira, na realidade, quem competiu originalmente foi extinto clube Upton Park, que o COI posteriormente equiparou ao selecionado. Desde a conquista do último ouro, a equipe, sempre formada por amadores, não conseguia ficar sequer entre as três primeiras. Havia sido desativada em 1971, tendo parado de disputar os Jogos desde a edição de 1960.
Depois disso, com a Olimpíadas sendo disputada em Londres, a Seleção foi retomada para tentar o quarto Ouro olímpico do Reino Unido. O técnico escolhido para comandar essa seleção foi Stuart Pearce, que para não atrapalhar as programações dos clubes, disse que não convocaria jogadores que disputaram a EURO 2012. Beckham foi cogitado a fazer parte do time, mas o técnico preferiu chamar Micah Richards, Craig Bellamy e Ryan Giggs para as 3 vagas de jogadores acima de 23 anos.
Giggs foi o único atleta acima de 23 anos que seu clube, o Manchester United, aceitara liberar para os Jogos, em retribuição aos serviços prestados pelo veterano meia, que jamais pôde disputar um torneio por seu País de Gales. Giggs foi escolhido o capitão do elenco, e sua participação ficou estendida até nas reuniões de planejamento do time, para o qual ficou sendo também uma espécie de auxiliar técnico de Pearce.
A reestréia nos Jogos Olímpicos foi em 26 de julho de 2012. A partida foi contra o Senegal, que terminou em 1x1. Craig Bellamy marcou o gol dos britânicos.A equipe chegou às quartas-de-finais, mas foi eliminada pela Coréia do Sul na disputa por pênaltis após um empate de 1x1 no tempo normal.
O time masculino não utilizou a camisa branca nas Olimpíadas.


Nenhum comentário: