terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1987-1989 Aston Villa (Home e Away)

O Aston Villa Football Club é um dos mais antigos e mais bem-sucedidos clubes de futebol da Inglaterra, tendo conquistado o Campeonato Inglês sete vezes, e a FA Cup sete vezes. O Aston Villa também ganhou o Campeonato Europeu em 1981-82 e é um dos quatro clubes ingleses a ganhar o que é hoje a Liga dos Campeões da UEFA. O Villa tem o quarto maior total de grandes títulos ganhos por um clube de seu país.
Possui uma longa e feroz rivalidade com seus rivais locais Birmingham City, da mesma cidade, e West Bromwich Albion, de cidade vizinha. O Birmingham derby, entre Villa e Birmingham acontece desde 1879.
O uniforme tradicional reúne na camisa as cores vinho e azul (na tonalidade celeste). A lenda diz que foram inspiradas em dois clubes escoceses, respectivamente no Heart of Midlothian e no Rangers. A diferente combinação, inspirou outros times ingleses, como o West Ham United e o Burnley. Vinho e azul aparecem listrados no brasão do clube, sob um leão (outra suposta influência escocesa, derivada do estandarte real escocês) dourado. Uma versão moderna do brasão, com o lema prepared ("preparados"), foi adotada em 2007.

Nenhum comentário: