sábado, 12 de setembro de 2009

2009 VFL Wolfsburg (Home e Away)

O Verein für Leibesübungen Wolfsburg-Fußball GmbH, mais conhecido apenas como VfL Wolfsburg é um clube de esporte da Alemanha, da cidade de Wolfsburg. Foi fundado em 12 de setembro de 1945. O clube abrange 29 departamentos de esportes, sendo no futebol o mais conhecido.
Durante a maior parte de sua história, o Wolfsburg jogou nas divisões inferiores do Campeonato Alemão, oscilando principalmente entre a segunda e a terceira divisão. Em 1996/1997, conseguiu o acesso à elite do futebol do alemão.
Em sua primeira temporada na primeira divisão, o Wolfsburg teve muitos problemas e lutou durante todo o campeonato contra o rebaixamento. Entretanto, logo no ano seguinte terminou em sexto na Bundesliga e se classificou pela primeira vez para uma competição européia, a Copa da Uefa.
Depois de conseguir algum sucesso na divisão principal, mas nunca lutando pelo título, a equipe caiu de rendimento nas edições do Campeonato Alemão de 2005/2006 e 2006/2007, na qual brigou contra o descenso em ambas, conseguindo escapar.
Já na edição de 07/08 o VfL consegui ficar em 5º lugar, garantindo assim a vaga na Copa da Uefa, feito que não acontecia a quase 10 anos, foi bem na primeira fase da Copa da Uefa, ficando em 1º no grupo que tinha o Heerenveen, Milan, Portsmouth e Sporting Braga. Já na segunda fase o Wolfsburg foi eliminado pelo Paris-Saint-Germain da França.
Em 2009, conquistou o inédito título do Campeonato Alemão, com uma vitória sobre o Werder Bremen por 5 a 1. O Wolfsburg ainda teve o artilheiro e vice-artilheiro da competição: Grafite (28 gols) e Džeko (26 gols), respectivamente.


Nenhum comentário: