sexta-feira, 12 de setembro de 2008

1999 Corinthians (Home e Away)

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1999 foi vencido pelo Corinthians que, além de conquistar o seu terceiro título nacional (os anteriores tinham sido em 1990 e 1998), chegou a um raro bi-campeonato consecutivo, assim como o Palmeiras em 1972/73 e 1993/94, o Internacional em 1975/76 e o Flamengo em 1982/83.
O Atlético/MG, que foi o primeiro Campeão Brasileiro em 1971, tornou-se vice-campeão pela terceira vez, mas continuou com apenas um título.
Neste ano, a CBF mudou o critério de rebaixamento, determinando que cairiam para a Série B em 2000 os quatro clubes que tivessem a menor média de pontos nos campeonatos de 1998 e 1999. A complexa forma de contagem de pontos, somada a decisões polêmicas do STJD, levaram o rebaixamento a ser questionado na Justiça Comum, provocando alterações profundas no Campeonato Brasileiro de 2000.
Mais uma vez a final foi decidida em 3 jogos e o campeão entrou em campo assim no terceiro jogo: Dida; Índio, João Carlos, Márcio Costa e Kléber; Gilmar (Edu), Vampeta (Marcos Senna), Rincón e Ricardinho. Marcelinho Carioca (Dinei) e Edílson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
A bola de ouro dessa vez ficou para Marcelinho Carioca, e a artilharia ficou com Guilherme, do Atlético MG, com 28 gols.

HOME AWAY
Essa final aconteceu no dia 23 de desembro, e já no dia 05 de janeiro o Corinthians já entrava em campo para a disputa do Primeiro Mundial de Clubes, com essa mesma equipe que mesclava jovens promessas do time campeão da Copa SP de Juniors de 99 com grandes astros do futebol mundial, como Rincon e Gamarra. Sem dúvida o maior time que o Corinthians já montou.

3 comentários:

caio disse...

um dos kits mais bacanas do futebol brasileiro de 1994 pra cá.

Só uma curiosidade, quem é o goleiro na segunda foto? acho que o reserva do Dida na época era aquele Maurício, mas não me parece ser ele ali...

caio disse...

e claro também que os jogadores ajudavam, quase todos no auge: na mesma foto do goleiro que desconheço, Gamarra, Rincón, Vampeta, Ricardinho, Marcelinho, Edilson... até uns broncos como Batata, Silvinho (na época com I; porque e quando ele inventou de usar Y??) e Fernando Baiano estavam em boa fase...

Junior disse...

Se não me engano esse goleiro é o Nei, e boa pergunta heim, será que silvinho com y foi pra internacionalizar o nome ???