segunda-feira, 1 de setembro de 2008

1988 Bahia (Home e Away)

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1988 (também chamado de Copa União, assim como o de 1987) foi vencido pelo Bahia, que já havia conquistado a Taça Brasil em 1959, e que, 30 anos depois, tornou-se a primeira equipe nordestina a ganhar o Campeonato Brasileiro.
O rompimento entre o Clube dos 13 e a CBF, ocorrido no ano anterior, terminou redundando num campeonato mais enxuto e competitivo, com apenas 24 clubes e, pela primeira vez, com um sistema verdadeiro de acesso e descenso, conforme exigido pela Fifa. O regulamento estabelecido no início do campeonato foi cumprido: os 4 últimos colocados da Série A (Bangu, Santa Cruz, Criciúma e América/RJ) caíram para a Série B em 1989, sendo substituídos por Inter de Limeira e Náutico, respectivamente campeão e vice da Campeonato Brasileiro Série B em 1988. Este sistema perdurou até 1992.
Já o sistema de pontuação foi alterado, em caráter experimental. Cada partida passou a valer 3 pontos: em caso de vitória no tempo normal, o vencedor ficava com os 3 pontos e o perdedor, com zero; em caso de empate, cada clube ficava com pelo menos um ponto, e o terceiro ponto era disputado em cobranças de pênaltis. Porém, na Fase Final, permaneceu o sistema de contagem de pontos tradicional: 2 pontos por vitória, 1 por empate, 0 por derrota. O artilheiro da competição foi Nilton, do Internacional, que teve também o Bola de Ouro da Placar, o goleiro Taffarel.
HOME
AWAY

4 comentários:

caio disse...

hoho. Anos 80. Tempos em que 90% dos uniformes no Brasil tinham o trevo da Adidas no lado direito do peito e o logo da Coca Cola no abdômen...

Acho que só Flamengo ("Lubrax" durou tanto tempo que por mim deveria ser parte fixa do uniforme; não deviam ter posto "Petrobrás" mesmo...) e Corinthians (Kalunga times...) fugiam à regra hehe. No caso do Corinthians, creio eu jamais ter sido da Adidas; naqueles tempos, usava Topper

Anônimo disse...

Simplesmente legal sua página, somente queria te pedir que vc faça o especial dos campeõs do campeonato Brasileiro, Brasileiros na Libertadores, Campeõs da copa do Brasil, acho que seu trabalho é muito bom, eu gosto demasi do futebol e rever essas camisas, a quem só curte furtebol é realmente uma maravilha, to tc da Bolivia. legal sua pagina...muito legal !!!

Boris da Bolivia

Junior disse...

È Caio, q pena q o Timão não entrou nessa da Adidas, praticamente todos os clubes foram adidas...

Junior disse...

Valeu Boris, sua ídeia é até boa, mas o problema de fazer kits de clubes brasileiros antigos assim é conseguir fotos para reproduzir, se acha muito pouco na net a respeito, mas valeu, pode deixar q agora terá muitos kits nacionais.