sexta-feira, 25 de julho de 2008

1984-1985 Juventus (Home e Away)

Esse ano ficou muito mais marcado pelo que ocorreu fora de campo do que propriamente dentro de campo, onde a Juventus conquistou seu primeiro campeonato europeu.
Fora de campo, a Tragédia de Heysel como ficou conhecida, ocorreu no dia 29 de Maio de 1985, no Estádio de Heysel, em Bruxelas-Bélgica, antes da final. A possibilidade de confrontos entre os torcedores de ambas as equipes foi, desde início, ponderada pelas autoridades belgas, que anunciaram uma série de medidas a tomar: proibição da venda de álcool em estabelecimentos próximos do estádio, revista a todos os espectadores à entrada para o jogo, e um total de 1500 policiais para fazer a segurança do jogo. Todavia, a maior parte dos bares continuou a trabalhar normalmente e servindo aos hooligans de ambas as equipes.Os distúrbios começaram ainda fora do estádio com ingleses e italianos trocando provocações. Uma joalharia foi roubada e lesada em 150 mil euros. Por volta das 19 horas, uma grande parte dos espectadores já se encontrava dentro do estádio do Heysel. Contrariando o previsto pela polícia, o lado norte do estádio estava dividido por torcedores das duas equipes, separados apenas por uma pequena barreira e alguns polícias. Meia hora mais tarde, os britânicos lançaram o primeiro "ataque" e os distúrbios começaram a ganhar proporções incontroláveis. As grades que separavam as bancadas cederam à pressão humana e deram lugar à tragédia. Dezenas de espectadores italianos foram espezinhados por hooligans, que usaram barras de ferro para bater nos rivais. Com a pressão dos espectadores em pânico, o muro caiu, arrastando na queda mais algumas dezenas de pessoas.
A expectativa em relação ao jogo era grande e a UEFA decidiu pela realização do mesmo. O balanço final da tragédia apontou 38 mortos e um número indeterminado de feridos. A polícia não efetuou nenhuma detenção. Os hooligans ingleses foram responsabilizados pelo incidente, o que resultou na proibição de todas as equipes britânicas de participarem das competições europeias por cinco anos, e do Liverpool por 6 anos.
As reações do povo inglês foram todas no sentido da reprovação e incredulidade pelos atos violentos dos toredores do Liverpool, o que levou a própria rainha Isabel II a condenar publicamente o comportamento dos hooligans e a apoiar a suspensão das equipes inglesas.
O jogo em si ficou em segundo plano mas acabou com a nada comemorada vitória da Juventus por 1x0. Gol de penalti de Michel Platini, o grande astro do clube italiano.
HOME AWAY

4 comentários:

Vinna disse...

apesar do post ser para Juventus fiquei interessado nesse uniforme do liverpool. ele pe cinza com mangas vermelhas?

Junior disse...

na verdade é uma jaqueta q os jogadores usam antes dos jogos...

Anônimo disse...

palhaçada esses posts de camisas antigas : camisas do brasileirao ja

Hamilton disse...

gostei de vc ter chamado a tia Beth de Isabel II!
Nos livros de história traduziram todos os nomes dos monarcas e imperadores... porque não chamar os atuais como eles devem ser chamados?


quanto à camisa... essa gola da Kappa na listrada é estranhona...

abs