sexta-feira, 20 de junho de 2008

2008 EUROCOPA - Quartas de Finais - Croácia x Turquia

A Croácia tem sido apontada como uma das seleções mais fortes, desde a separação da Iugoslávia, no início dos anos de 1990. A Croácia se classificou para cinco dos seis grandes torneios disputados por ela até hoje.A consagração do futebol croata veio mesmo com o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1998. Na Copa do Mundo de 2002 e na Eurocopa de 2004, a Croácia não conseguiu passar nem da primeira fase. O mesmo se deu na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando terminou em 22º lugar.
Para o Campeonato Europeu de Futebol de 2008, a Croácia não tem uma seleção tão forte como aquela que chegou as semifinais na Copa do Mundo de 1998, alcançando o terceiro lugar, mas mesmo assim conseguiu uma ótima campanha nas Eliminatórias Européias, vencendo oito dos dez jogos que dispotou, o que alegrou muito o técnico Zlatko Kranjcar. Das dez partidas disputadas o único ponto em que houve revolta dos torcedores foi quando a seleção croata empatou com a seleção de Malta em 1 a 1, provocando revolta dos torcedores na saída do estádio.


Nessa EURO, venceu seus 3 jogos na primeira fase, fez 1x0 na anfitriã Áustria, bateu a Alemanha por 2x1 e outro 1x0 contra a Polônia. O Grande desfalque dessa seleção croata é o brasileiro Eduardo da Silva, que foi o vice artilheiro da fase de classificação, mas não pode jogar a fase final devido a uma serissima contusão jogando a Premier League pelo Arsenal.Fato interessante é que até agora, a Croácia fez todos seus jogos com seu uniforme número 2, todo azul. Enquanto algumas seleções usam seus uniformes reservas pouquissimas vezes, como Brasil e Argentina por exemplo, a Croácia usa o reserva bem mais que o titular, quadriculado...

Primeiro Kit que faço da Turquia, que nessa EURO teve a seguinte campanha:
0x2 Portugal
2x1 Suiça
3x2 Rep. Tcheca

Pela primeira vez, a Turquia usa um uniforme com detalhes em azul, e assim como nos templates anteriores da Nike, cada seleção possui uma fonte diferente, e uma das mais diferentes é essa usada pela seleção Turca.Outrto detalhe dessa coleção nova da Nike, é que cada meia é diferente, uma com o logo da Nike para frente outro para tráz. E nessa EURO, a Turquia usou 3 combinações diferentes em seus 3 jogos até agora, primeiro um todo branco, depois todo vermelho e depois camisas brancas e shorts azuis.

Em EUROCOPA nenhuma das seleções tem muita tradição, ambas disputam pela segunda vez a fase final da EURO.

HOME
AWAY

3 comentários:

caio disse...

po, muito sem graça apontar errinhos teus, pq teus kits são perfeitos, os mais detalhados e detalhistas desses sites de kits... é q se escreve Kovač, não Kovać. O número 4 tá com o Robert. Enquanto ele e o irmão Niko jogarem pela Croácia, a grafia também incluirá a inicial do nome deles (no caso, a camisa seria R. KOVAČ). Uma dica: dá uma olhada nos artigos de jogadores com nomes com esses acentos na wikipédia inglesa (pode buscar sem os acentos mesmo; ela é a mais organizada e te direciona automaticamente).

O Niko, aliás, se despediu tristemente da seleção, hoje. Pena, estava torcendo pelos croatas... n curto mto os turcos hehe. agora que a Croácia saiu, torço pela Rússia, mas tá difícil passar pelos holandeses...vou ficar torcendo.

caio disse...

ah, observei que ficaste ligado quanto aos "i" com e sem pingos dos turcos hehe. Jogão hoje... os croatas deram um belo azar por ter pedrdido gols fáceis. O técnico também poderia ter posto, dada Às circunstâncias, os mais experientes pra bater os pênaltis, como os próprios irmãos Kovac. Tanto que o único croata que acertou foi justamente o Srna...

Junior disse...

Esse jogo mostrou o que é o futebol nehh, decidido nos ultimos minutos do segundo tempo da prorrogação, falha do goleiro turvo, depois chutão pra frente e empate e depois os croatas se mostraram muito abalados com o q aconteceu na prorrogação que erraram os penaltes...