quarta-feira, 30 de julho de 2008

1987-1988 PSV Eindhoven (Home e Away)

O clube de futebol holandês Philips Sport Verening Eindhoven foi fundado em 31 de Agosto de 1913 por um grupo de operários da fábrica Philips, precisamente sediada em Eindhoven. A formação do clube foi uma forma de comemorar o centésimo aniversário da independência da Holanda. Sofrendo forte concorrência interna do Ajax de Amsterdam, o PSV mesmo assim foi conquistando alguns títulos e prestígio, que o levaram a ser convidado a participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, em 1955. Nessa altura brilhava na equipe o goleador Coen Dillen.
Na década de 70, o PSV de Eindhoven viveu um período de grandes conquistas tendo ganho por três vezes o campeonato holandês: 1975, 1976 e 1978 e era treinado por Kees Rijvers, destacavam-se os gémeos Willy e René van de Kerkhof. 1978 ficou também marcado pela vitória na Taça UEFA, após derrotar na final o Bastia, de França, por 3 a 0.
Na década de 80, a multinacional Philips investiu fortemente no clube e foi construída uma equipa que dominou o futebol holandês e mostrou talento na Europa. O treinador era Guus Hiddink. O PSV ganhou quatro campeonatos consecutivos, entre 1986 e 1989, mas acima de tudo em 1987/1988 conquistou a prestigiada Taça dos Campeões Europeus ganhando do Benfica nos pênaltis, por 6x5 na final disputada em Stuttgart, entre os jogadores destacavam-se Ronald Koeman, Erik Gerets, Vanenburg e o goleiro Hans van Breukelen, assim como Gullit, que saíra em 1987 para jogar no AC Milan.
Em 1988 chegou ao clube o brasileiro Romário que em cinco temporadas marcou 174 gols. Até 1993 conquistou três campeonatos holandês e duas Taças da Holanda. Outro brasileiro que fez furor no PSV foi Ronaldo, que chegou ao clube com apenas 17 anos em 1994. Tal como Romário, viria a ser vendido ao FC Barcelona.
Formou na década de 90 jogadores como Jaap Stam e Ruud Van Nistelrooy ambos vendidos ao Manchester United, Philip Cocu, Boudewijn Zenden e Mark van Bommel transferidos para o FC Barcelona e Arjen Robben contratado pelo Chelsea FC.




2 comentários:

Caíque Lacerda disse...

Fala ai cara, acompanho o teu excelente trabalho a muito tempo e como eu também desenhava uniformes no pc resolvi fazer um blog também. da uma olhadinha lá e ja adicionei teu blog no blogroll.

http://worldkits.blogspot.com/

valeu

Portes disse...

Desculpa pela demora, tava viajando...

Atualizei o Blog e te linkei.

hekula.blogspot.com