terça-feira, 2 de setembro de 2008

1989 Vasco da Gama (Home e Away)

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1989 foi vencido pelo Vasco, que repetiu o feito de 1974 e conquistou o seu segundo título nacional. A decisão aconteceu em apenas em um jogo, devido ao Vasco ter a melhor campanha e ter vencido esse primeiro jogo.

O time que entrou em campo para essa final foi:Acácio; Luiz Carlos Winck, Quiñones, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Sorato, Bebeto e William. Técnico: Nelsinho Rosa.
Foi mantida a idéia do ano anterior, de descenso de 4 clubes e acesso de apenas 2, o que deixaria o campeonato de 1990 com o número considerado ideal de 20 clubes. Foi criado um "Torneio da Morte", a ser disputado entre os 6 últimos colocados da primeira fase, de onde sairiam os 4 rebaixados.
Na última rodada da primeira fase (21 e 22 de outubro), vários clubes disputavam as últimas vagas do grupo B, mas apenas o jogo entre Coritiba e Santos estava marcado para o sábado. O Coritiba conseguiu uma liminar na justiça garantindo que o seu jogo acontecesse no domingo, no mesmo dia e horário dos demais jogos decisivos. A CBF cassou a liminar, mas esta informação teria chegado à Federação Paranaense de Futebol após o horário de expediente. O Coritiba não compareceu ao estádio no horário anteriormente marcado, e por isso foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva da CBF com a derrota, a perda de mais 5 pontos e a eliminação sumária do campeonato, com o conseqüente rebaixamento para a Série B no ano seguinte.
Assim, apenas 5 clubes disputaram o "torneio da morte", sendo rebaixados Atlético Paranaense, Guarani e Sport (mais o Coritiba).

O artilheiro desse ano foi o jovem Túlio, que ainda não era "maravilha", e a bola de prata da Placar foi para o zagueiro Ricardo Rocha, do São Paulo.
HOME


AWAY



5 comentários:

Anônimo disse...

mAIS UMA VEZ PARABENS , O BOM TRABALHO TEM QUE SER RECONHECIDO, legal...mesmo, adoro fuetbol Brasileiro, indiferente o campeão, sou São Paulino e Flamenguista, mais vibrei com libertadores ganhadas até por palmeiras e vasco,seu trablaho e simplesmente único, bom depois de postar esses kits tenta fazer de campeões brasileiros na libertadores, eu já vi um de grêmio de jardel, legal!!!!!, tua pagina é uma das melhores que eu já vi na minha Vida. Boris da Bolivia

Junior disse...

Valeu Boris, minha ideía é fazer todos os campeões da libertadores, estou pegando fotos e vou começar a fazer sim, aguarde os proximos post, acho q vai gostar tb

Anônimo disse...

muito bom il blog visité e web carbonero www.manyahastaloshuevos.piczo.com

Unknown disse...

O coca-cola na camisa do vasco nao chegou a ser em preto, chegou?

Junior disse...

Vou verificar Bruno