segunda-feira, 21 de julho de 2008

UEFA CHAMPIONS LEAGUE

A UEFA Champions League é uma competição anual entre clubes de futebol da Europa. É a competição mais prestigiada entre clubes, segundo grande parte dos clubes europeus. Originalmente conhecida como Copa dos Campeões da Europa, ou simplesmente como Taça Européia, a competição começou em 1955/1956, na forma de eliminatórias, com dois jogos, onde as equipes jogavam uma partida em casa e outra na casa do adversário. A equipe que tivesse os melhores resultados passava para a próxima eliminatória. O formato atual e o nome foram mudados em 1992/1993. Com a mudança e evolução radical do sistema ao longo dos anos, a competição atualmente consiste em três fases de classificação, um estágio com disputa em grupos (onde os times jogam um contra o outro, no sistema de "ida-e-volta") e então quatro fases de finais mata-mata. Todas as fases de classificação e disputas tipo mata-mata consistem de dois jogos, exceto pela final, que é uma partida simples jogada em um local predeterminado.
A entrada nesta competição é limitada de acordo com o coeficiente da UEFA dos últimos 5 anos, sem contar o anterior, sendo que cada confederação tem direito, pelo menos, a uma vaga na primeira ronda de classificação. Quanto melhor for o coeficiente, mais vagas abrirão.

A História da UEFA Champions League é longa e notável, nos 50 anos de competições existem vencedores e perdedores em todas as partes da Europa. Eis a lista dos vendedores:

Por Clubes:

Real Madrid CF (9)
AC Milan (7)
Liverpool FC (5)
AFC Ajax (4)
FC Bayern München (4)
Manchester United (3)
SL Benfica (2)
Internazionale Milano (2)
Nottingham Forest FC (2)
Juventus (2)
FC Porto (2)
FC Barcelona (2)
Celtic (1)
Feyenoord (1)
Aston Villa FC (1)
Hamburger SV (1)
Steaua Bucureşti (1)
PSV Eindhoven (1)
FK Crvena Zvezda (1)
Olympique de Marseille (1)
BV Borussia Dortmund (1)

Por Paises:

Espanha 11 (2 equipes)
Itália 11 (3 equipes)
Inglaterra 11 (4 equipes)
Holanda 6 (3 equipes)
Alemanha 6 (3 equipes)
Portugal 4 (2 equipes)
Escócia 1
Roménia 1
Iugoslávia 1
França 1

Nenhum comentário: