segunda-feira, 28 de julho de 2008

1985-1986 Steaua Bucareste (Home e Away)

Sob a condução técnica dos treinadores Emerich Jenei e Anghel Iordănescu, o Steaua realizou uma inesperada temporada 1984-85 ao consagrar-se campeão da liga após seis anos. Na temporada seguinte, o clube se tornou a primeira equipe romana a chegar a final da UEFA Champions League, em que enfrentou o Barcelona em Ramón Sánchez Pizjuán, Sevilha. Após empatar sem gols durante 120 minutos, o Steaua venceu por 2 a 0 nas cobranças de pênalti, definição em que se destacou o goleiro Helmuth Duckadam, que conseguiu defender as quatro penalidades cobradas pela equipe catalã. Deste modo, o Steaua foi o primeiro clube do Leste europeu a conquistar o principal título continental. Além disso, em 1987 o Steaua ganhou a Supercopa Européia, vencendo o Dinamo de Kiev.


Durante sua primeira temporada, 1947-48, o uniforme do clube buscou representar as cores da Bandeira da Romênia,vale dizer camiseta com listras verticais vermelhas e amarelas e calção azul. No começo da temporada seguinte, e após a mudança de denominação da Armada Real para Armada Popular de Rumania, o amarelo foi gradualmente deixado de lado, até chegar as cores oficiais que acompanham o clube até a atualidade: o vermelho e o azul.

Apesar disso, ao longo de sua história, o Steaua nunca teve um modelo de uniforme definitivo, comumente este consistiu em uma camiseta vermelha, calção azul e meias vermelhas. Contudo, existiram várias variações, entre as que se contam uniformes totalmente vermelhos, totalmente azuis e camisetas com listras verticais vermelhas e azuis durante os anos 1960 e 1970. Outras combinações de cores foram raramente utilizadas, entre estas exceções estão o uniforme totalmente branco utilizado, por uma única vez em sua história, na final da Liga dos Campeões da UEFA de 1985-86, o uniforme alternativo amarelo e vermelho utilizado na temporada 1999-00 e o terceiro uniforme amarelo e preto usado na temporada 2005-06.

Como curiosisdade, cabe dizer que o Steaua foi o primeiro clube romeno a incluir como patrocinador em sua camiseta uma empresa ocidental, Ford, em 1988.

HOME


AWAY




Nenhum comentário: