sábado, 31 de agosto de 2013

1998 Jamaica e Estados Unidos

Para a Copa de 1998, 3 Seleções se classificaram para o Mundial. Já havia postado os Kits do México, e hoje é vez das outras duas.
A Seleção Americana disputava em 98 sua sexta Copa do Mundo e com  três derrotas, terminou na 32ª colocação geral, a pior participação do país em toda a história.

Já a Seleção Jamaicana, estreava em Mundiais, e conseguiu vencer uma partida, contra o Japão, e terminar em 22º. As camisas eram feitas pela Kappa, e trazia uma textura característica jamaicana por toda a camisa e shorts.
A Seleção era treinada pelo Brasileiro Renê Simões, veja abaixo o texto do Wikipédia sobre a façanha Jamaicana que deu início em 1994 !
O caminho para a Copa do Mundo de 1998
Em 1994, o brasileiro Renê Simões assumiu o comando da seleção jamaicana com a missão de classificar os "Reggae Boyz" para a Copa da França, a primeira - e única - da história do país. Os jamaicanos tiveram outras tentativas de se classificar, mas nunca obtinha sucesso.
Muitos jogadores faziam bicos em hotéis (o goleiro Warren Barrett carregava malas, o reserva Aaron Lawrence era taxista, o meio-campista Theodore Whitmore era barman), outros ingleses de origem jamaicana e outros eram reservas de clubes ingleses.
Simões trabalhou em 4 frentes para classificação:
Disciplina: expulsou jogadores arruaceiros e chegados em maconha.
Organização: mostrou para os jogadores que zagueiro também ataca e atacante também defende.
Financiamento: convenceu os dirigentes jamaicanos a arrecadar dinheiro para chegar à França.
Talento: percebeu que o time precisava de algo mais,viajou para a Inglaterra e achou seis jamaicanos por lá.
Na primeira fase eliminatória (Caribe), eliminou Barbados e Suriname. Na 2ª fase, ficou na frente do México e eliminou Honduras e São Vicente. Na fase final, conseguiu a 3ª e última vaga da CONCACAF, eliminando Costa Rica, El Salvador e Canadá.
Em 20 partidas, venceram 11, empataram 6 e perderam 3. Teve 24 gols marcados a seu favor e 15 sofridos.
Após a classificação, Renê conseguiu um acordo com uma companhia aérea. Graças a muita milhagem grátis, fizeram 25 amistosos nos 5 meses antes da Copa.
Na França, a Jamaica foi derrotada pela Croácia, por 3x1 - Earle marcou o gol de honra, o primeiro do país em Copas - e depois massacrada pela Argentina: 5x0. Conseguiu uma despedida decente ao vencer o Japão por 2x1 (gols de Whitmore para a Jamaica, e Nakayama para o Japão).


   Camisa da Jamaica

Um comentário:

Lucas disse...

o numero na camias dos EUA (a branca) nao era azul?