quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1958 Brasil (Home e Away)

Depois do fiasco em 1950, a seleção brasileira conquistaria sua primeira Copa do Mundo em 1958, na Suécia. Na final diante dos donos da casa, a Seleção Brasileira começou perdendo mas conseguiu virar ainda no primeiro tempo, terminando a partida com 5x2, com dois de Pelé, dois de Vavá e um de Zagalo.

Histórica camisa azul usada na final, comprada as pressas na Suécia devido a Seleção ter perdido o sorteio com a Suécia pra decidir quem jogaria de amarelo, e de ter usado as outras opções de cores que tinha de camisa (branca, azul e verde) nos treinamentos.


Essa foto é interessante. Será que deixaram as duas Seleções posarem com a taça antes do jogo ou foi depois da partida, apesar dos semblantes dos jogadores ??

3 comentários:

João 3D disse...

Belo trabalho que o vc faz no seu blog. Gosto muito dos kits mais antigos, até os anos 1970. É interessante contextualizar história e futebol através das camisas das seleções e relembrar ou saber mais sobre as suas histórias.
Essa última foto realmente me deixar com a pulga atrás da orelha... confrontado as fotos e vídeos existentes, a imagem realmente passa a impressão de que foi permitido à seleção posar com a taça. Não só pelo semblante, Pelé por exemplo, garoto na época, chorou copiosamente depois do jogo, há imagens onde aparece o Zagallo chorando tb. Sem contar que os uniformes estão com uma impressão de novos, quando há imagens que mostram as camisas já bem amassadas e calções sujos. Mas aí tb tem uma questão... Por que a Fifa permitiria às seleções posarem com a taça? se fosse assim, pq não há fotos das outras copas? Por que não há imagens da seleção sueca com a Jules Rimet? é bem curiosa essa controvérsia.

Junior disse...

Valeu leonardo
Pois é... só saberemos se alguem perguntar pra algum dos jogadores que estavam lá...

Unknown disse...

leonardo e Junior, não precisa perguntar para algum jogador não, eu te dou a certeza , sou especialista em copa 58, aliás, sou um dos poucos mortais, que pegou na mão uma camisa dessas, no caso , a do DiDi, e te afirmo, categoricamente,ninguém posou antes do jogo com a taça, esta foto é depois do jogo, acontece, que era comum, na época, pintarem as fotos, por isso parecem limpas, mas esta mesma foto pode ser achada em qualquer, site, em preto e branco, e voces verão a sujeira que o uniforme está, os jogadores já haviam comemorado tudo que podia e chorado também, por isso essa expressão cansada, e naquele tempo, não tinha o costume de hoje, que se posa para foto, quando é campeão, fazendo bagunça, a Suécia não teve o gostinho de por a mão na Jules Rimet não. Sou Dalcidio Gomes, especialista em copa 58