quinta-feira, 21 de maio de 2009

2006-2008 Togo (Home e Away)

A classificação da Seleção Togolesa de Futebol para a Copa do Mundo balançou as estruturas de forças do futebol africano. O pequeno país, localizado ao oeste do continente africano, estréia no cenário mundial após vencer um grupo que tinha seleções como Senegal e Zâmbia.
Na história de Togo, nenhum título de grande relevância e apenas algumas presenças na Copa Africana de Nações. A participação de Togo na Copa do Mundo FIFA de 2006 foi conturbada. A Federação local prometeu uma premiação em dinheiro pela classificação para o Mundial. Ao chegarem na Alemanha, os atletas acusaram os dirigentes da federação local de reter os prêmios em dinheiro, prometendo o pagamento em caso de classificação da seleção para as oitavas-de-final. Como a equipe perdeu os dois primeiros jogos contra Coréia do Sul e Suiça, e não tinham mais chances de classificação, os jogadores ameaçaram não entrar em campo no último jogo contra a França pelo não pagamento do prêmio. A FIFA foi obrigada a intervir na questão, para forçar a Federação local a pagar a premiação aos atletas.
Mais tarde, os dirigentes da Federação Togolesa acusaram publicamente a FIFA de pagar um valor insignificante para a participação da Seleção no Mundial. A FIFA disse que o valor pago pela entidade pela participação é igual para todas as seleções participantes. Como prova, exibiu os balanços da entidade, com o pagamento oficial de premiações pela participação no torneio. A FIFA exigiu da Federação Togolesa um pedido oficial de desculpas, sob pena de exclusão de Togo das principais competições da FIFA, o que foi imediatamente feito.
Penúltimo no ranking da FIFA entre os 32 participantes, o Togo foi eliminado já na primeira fase da Copa do Mundo de 2006, ficando em 30° lugar.


3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, que história! Desconhecia tal fato. Vejam como o dinheiro corrompe os humanos... Por outro lado, vi uma reportagem ontem no qual um gari devolveu um cheque de 2,5 mil reais. Essa é a vida! (+Off topic rs)

[DxC]2.Pac disse...

Pow , o Adebayor usava a nº4 ? acho q era o peso da camisa 10 kkkkkkkkkk

Hamilton disse...

o pássaro com o puma soltos na camisa dão um visual selvagem estranho...