quinta-feira, 11 de setembro de 2008

1997 Vasco da Gama (Home e Away)

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1997 foi vencido pelo Vasco, que conquistou assim o seu terceiro título nacional, repetindo as campanhas de 1974 e 1989.
Foi o primeiro campeonato em que a decisão foram dois jogos com placar em branco: Vasco e Palmeiras ficaram no zero a zero tanto no jogo do Morumbi quanto no Maracanã, e o Vasco conquistou o título por ter somado mais pontos ao longo de todo o certame.
O campeonato de 1997 foi também marcado por mais uma "virada de mesa" da CBF: Fluminense e Bragantino, os dois últimos colocados do ano anterior, deveriam disputar a Série B, mas em vez disso o número de participantes aumentou para 26, incluindo o campeão e o vice da Série B de 1996, (União São João e América/RN), sem que nenhuma equipe fosse rebaixada. O Escândalo Ivens Mendes, que estourou pouco antes do início do campeonato, foi utilizado como pretexto para a mudança no regulamento.
No caso do Fluminense, a decisão da CBF apenas adiou o rebaixamento, já que o clube voltou a ficar entre os últimos em 1997, desta vez sem apelação. Já o Bragantino escapou do rebaixamento na última rodada, ao ser derrotado por 7 a 0 pelo Internacional, já que ao mesmo tempo o Bahia empatou com o Juventude/RS e ficou com a última vaga para a Série B.


HOME


AWAY

Pela primeira vez nesses kits que posto aqui, o artilheiro e o Bola de Ouro da Placar são os mesmos, o atacante Edmundo, que marcou 29 gols, até então tinha sido o maior artilheiro de um brasileirão.


Um comentário:

Piaia disse...

aee cara\.. faz as 3 camisas da Ponte Preta de 2000