quinta-feira, 28 de agosto de 2008

1993-1996 Liverpool (Home, Away e Third)

O Liverpool Football Club é o clube de futebol mais vitorioso da Inglaterra. Sua sede fica na cidade de Liverpool, localizada no noroeste e uma das três maiores do país. A canção-lema do clube, You will never walk alone, é sempre cantado pela sua torcida nos estádios e significa "Você nunca caminhará sozinho".
O Liverpool faz com o Everton, o clássico da cidade de Liverpool, Merseyside derby, um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo .
O clube foi fundado em 15 de Março de 1892 por John Houlding, o proprietário de Anfield. Houlding decidiu formar seu próprio time depois que o Everton foi despejado por causa de uma discussão sobre o aluguel. O nome original era pra ser Everton FC mas foi mudado para Liverpool FC depois que a Federação inglesa se recusou a reconhecer o time como sendo Everton.
O clube foi particularmente dominante nas décadas de 1970 e 80, com jogadores de destaque em todas as seleções britânicas: Ray Clemence, Mark Lawrenson, Graeme Souness, Ian Callaghan, Phil Neal, Kevin Keegan, Alan Hansen, Kenny Dalglish (102 partidas), Ian Rush (346 gols), entre outros.
Cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões da UEFA, é o clube inglês mais bem sucedido da história da competição, vencendo o primeiro título na cidade de Roma em 1977 contra a equipe alemã do Borussia Mönchengladbach pelo placar de 3 a 1. No ano seguinte, conquistou o bicampeonato ao vencer por 1 a 0 o Club Brugge, da Bélgica, no lendário estádio de Wembley, em Londres.´
Após dois títulos do Nottingham Forest em 1979 e 1980, confirmando o domínio inglês na competição, o Liverpool voltou a alcançar a final em 1981, vencendo o poderoso Real Madrid pelo placar de 1 a 0, em Paris. Os reds venceram seu quarto título em 1984, novamente no Estádio Olímpico de Roma, desta vez contra o time da casa. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com os ingleses vencendo nos pênaltis por 4 a 2.
O clube voltou a conquistar o troféu mais cobiçado do continente apenas em 2005, em uma lendária final contra o grande Milan, onde conseguiu a proeza de levar o jogo para a decisão por pênaltis após terminar o primeiro tempo perdendo por 3 a 0, com grande atuação do capitão Steven Gerrard (eleito o melhor jogador da UEFA neste ano). Nos penais prevaleceu a estrela do goleiro polonês Jerzy Dudek, que defendeu duas cobranças, deixando o placar em 3 a 2 e dando o quinto troféu da Liga.
Esteve também presente nas duas maiores tragédias do futebol europeu - em Heysel em 1985 - que afastou o clube das competições européias por seis anos - e Hillsborough em 1989.
Para completar as conquistas européias, venceu a Copa da UEFA - clube inglês com mais taças na competição - em 1973 (contra o Borussia Mönchengladbach) e em 1976 (contra o Club Brugge), ambos em partidas de ida-e-volta. Já no novo formato da competição, venceu o espanhol Deportivo Alavés em uma histórica final pelo incrível placar de 5 a 4, com gol de ouro.
O time completou um trio sem precedentes de duas copas domésticas (a Copa da Liga e a FA Cup) e a Copa da UEFA na temporada 2000/01. Contudo, ganhar um trio não foi algo novo para o Liverpool. Em 1984 eles foram vitoriosos na Copa da Europa, a "Copa da Liga" e na "Football League". Esse foi o primeiro trio de grandes títulos a ser alcançado por um clube inglês.
Apesar de atualmente não ter uma dominação no cenário inglês e não ter nenhum título da Premier League, que é disputada desde 1992, é o maior vencedor do Campeonato Inglês, com 18 taças.

2 comentários:

caio disse...

Ian Rush ainda jogava (criei o artigo dele também haha)!!

outro bom design da Adidas. Na década de 90, aliás, fez vários bonitos. Usado na Copa de 94, não?

Junior disse...

falar o q da adidas nehh caio??? principalmente nessa época, a primeira metade dos anos 90...